Pobre e sem foco – como não perder tempo na vida

Se você é pobre também, nem vou te perguntar se está difícil para você, pois seria uma pergunta retórica, sabemos o quanto é complicado manter um nível de vida capaz de cumprir todos os compromissos(água, luz, IPTU, etc), mas diferente dos ricos, nos temos a vantagem de valorizar pequenas conquistas com mais alegria e as grandes com mais intensidade, desde que não sejamos massas de manobra da mídia, movimentos sociais duvidosos e politicagem. O maior erro do pobre é não ter consciência do seu tempo, quando somos jovens pobres, pensamos que somos imunes as várias situações que possivelmente vemos os adultos sofrerem, com isso, achamos que o tempo é nosso amigo e que esses sofrimentos nunca chegarão, no entanto, isso acaba chegando, para muitos através de algumas armadilhas.

Muitos não entendem a sua realidade

Sabemos que os ricos podem seguir por um caminho e não ter exatamente certeza disso, e mesmo depois descobrindo que não é caminho desejado, eles podem retornar ao “ponto inicial“, sabemos também que toda escolha tem uma consequência, isto até para os ricos, mas a diferença aqui é o impacto das consequências.

Vejamos, os pobres não podem ser dar ao luxo em tomarem decisões de vida igual aos ricos, porque se lá na frente for notado que o caminho percorrido foi uma péssima escolha, não é possível retornar ao ponto inicial. O peso das consequências está relacionado diretamente com o tempo que será perdido.

Claro que o tempo é um fator importante para toda pessoa, tanto para os ricos e pobres. Destaquei a expressão “ponto inicial”, logo acima entre aspas, por uma razão bem simples – os ricos não podem voltar no tempo, mas a abundância do seu dinheiro permite a eles corrigirem a rota de seus caminhos com mais facilidade e também sem muitos danos. Entretanto, para os pobres, tal situação pode ser desesperadora, pois envolve tempo perdido e também dinheiro.

Portanto, devemos SEMPRE considerar nossa realidade como pobres, e nunca deixarmos nos influenciar pelo estilo de vida dos ricos:

  • Aquele carro 0 km que você ver um rico dirigindo
  • Faculdade cara que muitos deles fazem sem ao menos terem um objetivo
  • Viagens para lugares de médio a alto padrão
  • Etc

A palavra que o pobre deveria usar sempre é PESQUISE:

  • Uma opção mais barata de veículo
  • Faculdades com o melhor custo beneficio ou opções gratuitas (Enem e Vestibular)
  • Viagens para lugares no qual você não ficará sem dinheiro ou pagando em 12x.
  • Etc

O consumismo destrói a capacidade de crescer

Se você quer saber um ponto onde é fácil ver exemplos de pobres sem foco, é a questão do consumismo, já conversei com alguns jovens que gastaram metade dos seus salários em um tênis de marcar, isso só para ficarem parecidos com alguma celebridade. Se você não tem o dinheiro do Neymar, não queira ser igual ao Neymar, vestir as roupas de marca que ele usa, nem comprar os acessórios e smartphones que ele tem. Com isso, você não começa a trilhar o caminho para conseguir ganhar a grana que ele tem, mas só vai conseguir perder cada vez mais o pouco de dinheiro que você tem, e também o mais importante a sua personalidade.

Segundo uma pesquisa do SPC Brasil, somente é considerado consumidores conscientes 28% dos brasileiros. Pegue o pouco de dinheiro que tem e invista em algo realmente produtivo para sua vida, talvez um curso ou um treinamento em algo, posso dizer que o começo mais barato e eficaz são os livros.

Não viva em um mundo de ilusões da mídia e redes sociais

O principal ponto de distração hoje são as redes sociais, você pode perder horas improdutivas nelas. Saiba usá-las para o seu crescimento, tem muito conteúdo bom como aprender um idioma, finanças e outras coisas que farão você se desenvolver pessoalmente. Segundo uma pesquisa mostrada no site canaltech, o Brasil é o campeão da Amárica Latina quando se trata de acesso em redes sociais. A pergunta é – De que forma você usa as redes sociais de modo a não perder o tempo precioso de sua vida?

Todas as redes sociais têm um lado bom e ruim, assim como tudo na vida, porém devemos focar sempre no lado proveitoso de cada uma delas. Na minha opinião o lado bom de cada uma são:

Facebook – Comunidades voltadas para um conhecimento específico(como inglês e empreendedorismo)

Twitter – Obter mensagens curtas e focadas em relação a um conhecimento que você deseja

Instagram – Stories e post em imagens ou vídeos, um conteúdo totalmente visual, e por ser assim é muito mais fácil fixar em sua mente, conhecimentos realmente importantes.

Reddit – Compartilhar e aprender com outras pessoas de forma mais aprofundada sobre um conteúdo específico do seu interesse.

Não dependa 100% do sistema educacional brasileiro

Não confie 100% no padrão imposto pelo governo e sociedade – em que você precisa do diploma do ensino médio, depois técnico e também superior, como formar única de ascensão, ter dois ou três não garante sucesso, é algo, além disso. Portanto, perdemos muito tempo na escola, aprendendo coisas que possivelmente não iremos usar no futuro, mais temos de aprender, pois, é imposto como uma obrigação e acabamos por nos acostumar a gastar nosso tempo precioso somente para obter um pedaço de papel atestando que temos permissão para exercer uma profissão. A questão principal é que não temos condições de acelerar o processo, mas perdemos o nosso tempo livre para sempre recorremos ao sistema educacional brasileiro para preencher as lacunas deixadas por ele mesmo depois de adultos.

Já experimentou ser um autodidata em uma área do seu interesse? Quando se fala sobre o tema com algumas pessoas, as mesmas se subestimam, não se trata de ser autodidata em tudo, mas na esfera do seu interesse. Tente, talvez você se surpreenda com a sua capacidade de aprender coisas novas.

Bônus: BBB a forma mais eficiente de jogar o tempo de vida do pobre no lixo

Meu caro pobre, em que o Big Brother Brasil pode lhe ser útil? O BBB simplesmente significa o fracasso total dos objetivos de uma pessoa(daquela que está assistindo), pois quando o pobre se deixar utilizar o seu tempo para olhar a vida dos outros, está colocando em prática justamente o desejo de ser como aquelas pessoas do programa, que no caso estão praticando:

  • A preguiça de não fazerem nada a maior parte do tempo
  • Fofocar sobre a vida dos outros
  • Futilidade ao extremo
  • Safadezas por de baixo do edredom, de forma quase explicita
  • Admiração pela ilusão
  • O desprezo pelo conhecimento
  • Etc

Hoje você tem a internet, uma infinidade de coisas interessantes podem ser achadas para desenvolver todos os pontos de sua vida e substituir horas, e mais horas, jogadas no lixo com o BBB.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s