4 benefícios que a fé única te proporciona

Antes de começar, devo explicar a diferença entre os tipos de fé, penso que existe 3 categorias de fé: a genérica, a pluralista e a única. Embora essas categorias fazem parte do cotidiano das pessoas pretendo discutir somente sobre uma categoria, a que chamo de única, até porque não sou um adepto das outras categorias. Muitos julgam que a fé é somente abstrata e não tem condições nenhuma de se pôr em prática, mas talvez o problema está em como você entende a fé. Ela é mais prática do que entendemos, pois, podemos exercitar um pensamento todos os dias, de modo a, conseguir alcançar algo. A fé envolve em acreditar em algo ou alguma coisa, e justamente esse acreditar, que proporciona a criação de um caminho para os seus objetivos e sonhos, porém acredito que não e qualquer tipo de fé que ajuda a trazer essa mentalidade de crescimento, não acredito que a fé genérica e pluralista são capazes de contribuírem para isso, simplesmente por serem usadas somente em algumas circunstâncias da vida, como ganhar dinheiro, executar uma tarefa para manter o emprego, ou até mesmo acreditar em superstições para conseguir algo.

Não considere o aspecto da explicação de minha reflexão como se fosse algo estritamente religioso de forma institucional ou tentar delimitar e encaixar em um contexto de alguma denominação religiosa existente. Bom, vamos aos tópicos para melhor entende-las, e assim depois ver os benefícios da fé única:

Fé genérica

Um exemplo que posso mostra sobre este tópico é ligado diretamente ao mundo corporativo. No meu último trabalho, era necessário cumprir várias metas, e em algumas reuniões surgiam os famosos vídeos motivacionais (não gosto destes tipos de vídeos), o principal foco era incutir nos funcionários a ideia – eu tenho, eu posso, eu consigo, podemos dizer que isto tem tudo a ver com a fé genérica, pois é uma fé baseada em conquistas que levam a benefícios materiais, mesmo que os tais vídeos motivacionais mostrem a importância do trabalho em equipe, entretanto, por de trás dos panos, sempre tem relação direta com os seus resultados individuais e materiais. A fé genérica é incompleta porque é egoísta e materialista, em que o foco é sempre acreditar em suas próprias capacidades e somente nelas. Me lembro de pessoas no meu antigo trabalho ao resolverem um problema dizendo que elas eram Fo#$%$%¨&(palavrão), a humildade sumia como vapor, isso porque no final o que importava eram são suas próprias capacidades para lidar com várias situações de âmbito exclusivamente material.

Fé pluralista

Essa categoria é engraçada, porque se arremete a um sentido amplo e exagerado da fé sem um direcionamento específico. Podemos dizer que as pessoas que utilizam desse tipo de fé acreditam em tudo, e que algo foram do comum pode vir de qualquer parte. Vejamos os casos de pessoas que acreditam em crenças sem base comprobatória como: não pode misturar manga com leite, acreditar em ET’s de forma romantizadas e várias outras superstições, existem vários exemplos deste tipo mais vamos no deter somente nestes. Indo direto ao ponto, a fé pluralista tende a dissipar sua energia espiritual em vários caminhos indecisos, por isso também ela é incompleta e até certo ponto materialista também. Pessoas sem um objetivo claro tende a utilizar com mais frequência esse tipo de fé, dando últimos exemplos de característica prática, podemos colocar uma pessoa que aceitar aplicar o seu dinheiro em um investimento de lucro rápido a 12% ao dia, e outra que joga frequentemente nas loterias, pois ambas acreditam, consciente ou inconscientemente que não precisam trilhar um caminho para o sucesso, e que desta forma conseguirão melhorar suas vidas com somente um ato de “fé” feito somente naquele momento. Espero que tenham entendido, tentarei futuramente falar mais sobre a reflexão desta categoria.

Fé única

Bom, chegamos na categoria de fé na qual originou a criação deste post. Essa categoria de fé é completa, pois, não somente tem a busca dos benefícios materiais, nos quais também são submetidos primeiro ao poder espiritual, pela busca do fortalecimento do espírito perante Deus. Sua base é reconhecer que Jesus Cristo é o seu salvador, e a busca pelo reino dos céus. Aqui coloco uma frase dita pelo próprio Jesus – “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês” Mateus 6:33. Como exemplo podemos cometar sobre uma pessoa que entrega sua vida para Jesus, e sabe que com Ele, suas capacidades serão melhoradas exponencialmente, e isso não só trará benefícios materiais, como também em todas as áreas da vida, e principalmente a espiritual. Porque sua energia espiritual não é dissipada sob vários caminhos ou formas aleatórias, mas ela é direcionada a um ser que vai te ajudar em tudo que você for fazer.

Imagem de reenablack por Pixabay 

Por ventura, para não causar dúvidas sobre a origem dos benefícios mencionados abaixo, foi-se necessário falar sobre essa reflexão sobre as categorias de fé e o que cada uma traz de forma prática para vida das pessoas, penso que é de suma importância comentar isso, uma vez que a definição geral da palavra fé está ligada: a um sistema de crenças religioso, e para muitos, a fé é somente presa a isso. Na bíblia lemos uma condição prática da fé diferente – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem” Hebreus 11:1. Penso que a fé única, na qual tenho como reflexão é a única capaz de proporcionar os quatro benefícios apresentados logo abaixo de forma integral, daí o nome única.

Benefícios da fé única

Estrutura emocional mais forte

Quando a fé é direcionada a um só ponto, pensamento e caminho, sua energia não é dissipada como já foi dito logo acima, por isso é mais fácil ter foco, que consequentemente ajuda no seu objetivo principal de vida. Em sua grande maioria, podemos perceber que pessoas frágeis emocionalmente tende a serem indecisas, e de fácil manipulação, podemos até certo ponto dizer que elas não têm fé. As pessoas fortes emocionalmente, o são porque tem fé e sabem o seu caminho.

Paz

Como já foi dito logo acima, se buscar o reino dos céus primeiro, todas as outras coisas serão acrescentadas, pois, o nosso Pai Celestial sabe de nossas necessidades. Entendo que umas das coisas que mais tira o sono de muitas pessoas, são as de caráter material. Quando você tem a certeza de que o Deus Pai vai prover tudo que você precisa, é muito mais fácil alcançar a paz, pois você não precisa se preocupar tanto com as coisas materiais.

Ter certeza de que uma força maior está com você em todos os momentos

O próprio Jesus falou antes de subir aos céus que estará conosco até a consumação dos séculos, e também disse para todos os cansados e oprimidos irem até Ele, pois ele irá dar alivio. Quando seguimos o caminho onde nossa vida está nas mãos de Cristo, decerto não será fácil, mas temos sempre a certeza de que Ele está conosco, promovendo o alívio para cada momento difícil.

Facilidade para alcançar o equilíbrio

Bom, a busca do equilíbrio é uma das principais propostas do blog, e essa é uma chance para mostrar como podemos buscá-lo de forma prática. Fé é fundamental para alcançar esse equilíbrio, pois assim podemos fortalecer o espirito, que acaba fortalecendo a mente, e consequentemente acaba por ajudar a condicionando o corpo. Não se preocupe veremos com mais profundidade sobre esse esquema do equilíbrio futuramente.

Esquema do equilíbrio

Lembrando que tudo que escrevi são produtos de uma reflexão através de leitura, observações, e também prática. Não tenho o intuito de atacar o modelo de fé de ninguém. Entretanto, para aqueles que tem vontade em fazer brotar a fé, aceitem minha dica, busque praticar somente a fé única.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s